ARTE_LOGOTIPO_SQLBRASIL_HORIZONTAL__POSITIVO_RGB CANETA.png

 

APRESENTAMOS 2 CASES DE SUCESSO DA INTEGRAÇÃO DOS SOFTWARES

 

Com base nos estudos de RCM realizados em dois ativos distintos, os autores utilizaram a ferramenta RMTOOLKIT para analisar os riscos intrínsecos, tanto antes quanto após a implementação do RCM.

 

Os resultados demonstraram uma significativa redução dos riscos para cada modo de falha identificado. No final, isso resultou em uma redução total do risco associado ao ativo, refletindo diretamente o aumento da confiabilidade operacional.

 

Confira os resultados detalhados abaixo:

separador.png

CASE 1 - TRANSPORTADOR DE CORREIAS DE UM TERMINAL LOGISTICO DO TOCANTINS

 

ESTUDO RCM

O transportador de correias objeto do estudo, é vital para os processos de expedição do terminal, desempenhando um papel estratégico no carregamento ferroviário.

transpportador.jpg

 

Foram identificadas ocorrências críticas nesse ativo, totalizando juntos 268,58 horas de parada do processo em 2022.

falhas.jpg
separador.png

O estudo avaliou 23 funções e 106 modos de falha do transportador de correia em mais de 100 horas de trabalho em um grupo multidisciplinar e geraram atividades que ficaram distribuídas da seguinte forma:

 

grafico.jpg

APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DO RISCO COM RMTOOLKIT

 

A ferramenta Risk Manager da SQLBRASIL avalia o risco e os impactos da execução, ou não execução, da estratégia de manutenção definida em um estudo de RCM. Foi considerado para essa avaliação um estudo de RCM do transportador de correia principal de um terminal do estado do Tocantins que transporta carga geral.

A partir da aplicabilidade das estratégia definidas no estudo de RCM foi feito o cálculo do risco e a consequência financeira para o cenário antes (Run to Failure) e após aplicação do RCM.

As seguintes premissas foram aplicadas:

Terminal possui o total de 101 ativos listados no CMMS;

Perda de faturamento por hora parada: R$15.000,00;

Os custos das providências foram obtidos do CMMS:

Custo da hora homem de manutenção por ativo; Custo da hora homem de preditiva por ativo; Valor de aquisição de componentes novos para estoque ou corretivas catastróficas; Valor de reparo de componentes.

separador.png

O risco teve uma queda considerável após implementar as providências com a redução de 75% de riscos críticos e 33% de riscos sérios.

risco.jpg

A redução do risco refletiu diretamente na redução do impacto financeiro, com resultado de 86,31% de redução do custos com manutenção e/ou perdas de produção.

custo.jpg
perfil.jpg

AUTOR: THIAGO LUBIANI NALI

ENG. MECÂNICO PÓS GRADUADO EM GESTÃO DE MANUTENÇÃO

SUPERVISOR DE CONFIABILIDADE DE PORTOS E TERMINAIS NA VLI AS

BELO HORIZONTE - MG - BRASIL

CONTATO:  +55  27 99901-3431

CASE 2 - SISTEMA DE MANUSEIO DE TUBOS VERTICAIS DE UMA PLATAFORMA DE PERFURAÇÃO

 

ESTUDO RCM

Aplicamos a Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC) para otimizar a manutenção do sistema de manuseio de tubos verticais (VPH) em plataformas de perfuração, com o objetivo de: Melhorar a eficiência, aumentar a segurança, reduzir custos e reduzir intervenções não planejadas.

sistema de manusieo.jpg
separador.png
  • O Sistema de Manuseio de Tubos Verticais organiza e armazena tubos e ferramentas de perfuração verticalmente na torre da plataforma; 
  • Os tubos são mantidos em espaços delimitados pelas tamancas, facilitando o gerenciamento eficiente dos componentes da coluna de perfuração; 
  • Permite desmontagem e remontagem rápidas durante as operações;
  • Aumenta a segurança e eficiência ao reduzir a desordem no piso de perfuração;
  • Minimiza o risco de acidentes ou danos aos equipamentos;
fronteiras.jpg

Seleção e Organização das Equipes: 4 equipes totalizando 25 profissionais;  Escala: 14 x 14; Duração: Total de 4 semanas, dedicando 3 dias por semana;  Hh dedicado ao projeto: 514,42 Hh.

estaleirador.jpg
separador.png
o estudo.jpg

RESULTADOS OBTIDOS COM RCM

Identificação de Criticidades:

  • 28 funções críticas identificadas;  34 falhas funcionais analisadas;  166 modos de falha distintos mapeados.

Comparação de Planos de Manutenção: 

  • Plano Atual: 252 tarefas previstas; Plano Proposto (MCC): 85 tarefas específicas; Redução de Tarefas: 66,27% menos tarefas

Oportunidades Identificadas:

  • 69 Modos de Falha: Não necessitam de manutenção programada;
  • 4 Modos de Falha: Requerem reprojeto ou revisão de procedimentos.

Impacto na Segurança:

  • Menor Exposição ao Risco: Redução das intervenções diminuindo riscos de quedas e lesões.

Ganho Intangível:

  • Os colaboradores passaram a observar os equipamentos de maneira mais crítica e proativa,  promovendo maior conscientização e engajamento com a manutenção.

Melhorias Propostas

  • Reforço Estrutural das Bases: Melhoria: Soldagem de barras de reforço entre as bases das tamancas. Objetivo: Prevenir cisalhamento dos parafusos e ovalização dos furos, garantindo uma estrutura mais robusta e confiável.
  • Aprimoramento dos Sistemas Pneumáticos: Melhoria:  Mangueiras pneumáticas reforçadas com malha de aço.  Objetivo: Aumentar a durabilidade e reduzindo a frequência de manutenções.

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DO RISCO COM RMTOOLKIT

Após a conclusão do estudo de RCM, os dados foram exportados para o RMTOOLKIT.

Com base na análise de risco realizada para cada evento associado a cada modo de falha, foi possível determinar o perfil de risco e seus respectivos valores.

Em seguida, ao aplicar a nova análise considerando a redução de risco proporcionada pelo RCM, foi possível quantificar os ganhos em termos de confiabilidade:

  • 89,7% de redução dos riscos críticos
  • 47,3% de redução dos riscos sérios
  • 60,33% de redução total do risco operacional
risco foresea.jpg
separador.png
custos foresea.jpg

AUTOR: RODRIGO C. GUIMARÃES
ENGENHEIRO DE CONFIABILIDADE APLICADA

 

Como Marcar sua Apresentação Online?

 

Preencha o formulário abaixo, indique a data e o horário mais conveniente para você e nossa equipe irá conduzir uma apresentação personalizada, ou